fbpx

Sobre a Acae &nbsp &nbsp &nbsp ↓

Imersões formativas pelos biomas brasileiros.

 

A Academia Amazônia Ensina (Acae) é uma iniciativa educacional com foco no aprendizado em torno da sustentabilidade no contexto do século 21 que busca estabelecer um processo pedagógico capaz de associar conteúdo acadêmico de alta qualidade, visitas institucionais e uma experiência imersiva no local.

Através das expedições de educação e pesquisa, a Amazônia se torna um espaço de oportunidade para o aprendizado, crescimento e conexão com o meio ambiente e as comunidades locais. Fundamentadas na Pedagogia Significativa, aonde você é protagonista da sua própria jornada de aprendizado, essas expedições são mais do que uma simples viagem – são experiências transformadoras.

Ao chegar à Amazônia, você irá imergir na rica cultura e biodiversidade exuberante que caracterizam essa região. Desde o primeiro contato, você terá a oportunidade de interagir com as comunidades locais, compreender os desafios e vislumbrar expectativas para o futuro dessas populações, conectando-se assim com a realidade local de maneira autêntica e impactante.

Durante as expedições, debateremos temas como bioeconomia, crédito de carbono, sustentabilidade e biodiversidade, objetivando implementação e alcance de maneira equilibrada na Amazônia.

Conheceremos projetos inovadores de impacto socioambiental, de turismo de base comunitária, de agrofloresta e do manejo sustentável de recursos naturais que são desenvolvidos e conduzidos pelas comunidades locais. Vivenciaremos o turismo científico em expedições guiadas por especialistas locais, contribuindo para pesquisas em andamento enquanto nos maravilhamos com as paisagens naturais típicas da região.

Nossas expedições pela Amazônia são uma proposta para uma experiência de aprendizagem significativa, aonde cada momento é uma oportunidade de aprender, crescer e contribuir para um futuro mais sustentável e equitativo.

Nossa Missão e Valores

Revolucionar a educação para conciliar desenvolvimento econômico e ambiental.

  • Impacto socio-ambiental
  • Conservação
  • Respeito e Qualidade
 

Ser uma instituição de referência educacional e de pesquisa para o ensino da sustentabilidade econômica e ecológica. Primar pela alta qualidade acadêmica e pedagógica, afim de gerar impacto positivo para uma mudança estrutural e cultural na forma de conservar o meio ambiente.

Gerar e disseminar conhecimento em torno do debate econômico e ecológico do século 21, contribuindo com a formação de pessoas para esses desafios, no contexto da sociedade digital. Ofertar expedições, eventos e cursos formativos para estimular o debate e mudança de comportamento acerca da biodiversidade e bioeconomia para um desenvolvimento sustentável.

Expedicionários na Casa da Ciência com a prof. Dra. Rita Mesquita em fevereiro de 2020.

Equipe Acae

João Tezza

Sócio-fundador e Presidente do Conselho Acae

Economista, doutor pelo Centro de Ciências Ambientais e Sustentabilidade da Amazônia da UFAM/UNB (2014- 2018) e MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, possui experiência em empresas privadas, ambientes governamentais e do terceiro setor, e nos últimos 20 anos tem se dedicado à modelagem e implementação de negócios com impacto socioambiental na Amazônia. Hoje atua como diretor executivo da empresa Original Trade Business Consulting, Darvore Cosméticos da Amazônia e é co-fundador e presidente do Conselho da Academia Amazônia Ensina.

Maria Eugênia Rocha Tezza

Sócia-fundadora e CEO

Formada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Curitiba – UNICURITIBA, e pós-graduanda em gestão escolar pela USP/ESALQ. Com 10 anos de experiências voluntárias e profissionais na Amazônia envolvendo atividades como educação e saúde ribeirinha, pesquisa e desenvolvimento na região e consultoria empresarial. É co-fundadora e diretora-executiva da Academia Amazônia Ensina, tendo sede em Manaus, desde 2018. 

Gabriel Nunes

Comitê de Conteúdo

Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Gestão Ambiental e Ciências Biológicas, e Mestre em Taxonomia e Sistemática de Poríferas Amazônicas. É pesquisador e taxonomista de poríferas amazônicas (mais conhecidas como Cauxí), e nos últimos 10 anos viajou e trabalhou com os mais variados projetos socioambientais em todos os cantos da Amazônia e se descobriu como parte da terra onde nasceu e cresceu. Acima de tudo, ele se identifica como amazônico, guardião da selva, representante da terra amazônica, apaixonado por cultura, biodiversidade, gostos, pessoas e saberes.

 

Jamilssa Melo

Diretora de Criação

É uma profissional versátil e premiada, com formação em Jornalismo pela Universidade Federal do Acre e pós-graduada em Comunicação Escrita e Revisão Textual da FAE em Curitiba/PR. Ela se destaca como escritora, tendo ganhado o Prêmio SESC de Melhor Conto do Brasil em 2014, e como roteirista de documentários, curtas-metragens e campanhas publicitárias. Na Academia Amazônia Ensina, desde 2018 contribui na concepção de conteúdos audiovisuais e comunicação escrita.

Heloisa Okamoto Pinho

Relacionamento Institucional e Comunicação

Formada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA, e pós em Marketing Digital pela ESPM e mestra em Patrimônio Cultural e Museologia pela University of East Anglia (Norwich,RU). Possui especialização em Gestão de Patrimônio Cultural Imaterial e Natural, e é Diretora Executiva da empresa Ars Conart – Consultoria Artística.

Fábio Ribeiro

Diretor de Arte

Formado em Design Gráfico pelo Centro Universitário de Curitiba – UNICURITIBA, e pós-graduado em Direção de arte pela  Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Possui mais de oito anos de experiência no mercado de comunicação, atuando como Diretor de Arte e Designer. Já realizou trabalhos para agências de publicidade de Curitiba e São Paulo. Conduziu, em meados de 2022, todo o projeto de rebranding da marca Academia Amazônia Ensina, e desde então realiza os projetos de comunicação da empresa.

-

Nossa História


Explore a linha do tempo da Academia Amazônia Ensina e conheça em detalhes os momentos significativos que moldaram nossa trajetória dedicada à educação, pesquisa e sustentabilidade na Amazônia. Desde os primeiros passos até as conquistas mais recentes, cada marco reflete nosso compromisso contínuo com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Acompanhe nossa história e veja como temos inspirado e capacitado pessoas ao longo dos anos, promovendo uma visão contemporânea e ampliada sobre a Amazônia e seu papel crucial no século 21.

2018 | Idealização
2018 | Idealização

Acae surge como uma ideia para educação dentro da Original Trade, unindo a vontade e expertise dos fundadores

 
 
2019 | Primeiras Expedições
2019 | Primeiras Expedições

Janeiro - 1ª Expedição Amazônia 21

Julho - 2ª Expedição Amazônia 21

Novembro - 1º FIINSA (Festival de Investimentos de Impacto de Negócios Sustentáveis na Amazônia)

 
2020 | Expansão
2020 | Expansão

Fevereiro - 1ª Expedição Amazônia 21 para StartUps & 1ª Expedição Amazônia 21 Internacional para investidores

Agosto - Webinário com a Marina Silva “A crise planetária no século 21”

 
 
2022 | Difusão Internacional
2022 | Difusão Internacional

Julho - 3ª Expedição Amazônia 21

Dezembro - Matéria na revista Stanford Social Inovation Review com a matéria Bioeconomia inclusiva na Amazônia: "Como orquestrar a economia da floresta em pé"

 
2023 | Expansão à Arte e Mídias
2023 | Expansão à Arte e Mídias

Fevereiro - 4ª Expedição Amazônia 21

Maio - 1ª Expedição Arte e Cultura na Amazônia com a trupe Ave Lola e Truppen Batida (Dinamarca)

Julho - Filmagens da websérie da RPC TV/Globo “Nosso Ambiente” durante a 8ª Expedição Amazônia 21

Agosto - 2ª Expedição Amazônia 21 Internacional para investidores

Outubro - 1ª Expedição Corporativa com a Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial)

 
2024 | Expedições Contínuas
2024 | Expedições Contínuas

Janeiro - 6ª & 7ª Expedição Amazônia 21

 

Parcerias que fortalecem.

Somente através de ações coletivas, podemos enfrentar os desafios globais

Ban Ki-moon

Na Acae, acreditamos que parcerias bem sucedidas são aquelas baseadas em objetivos comuns, confiança mútua e transparência, visando a criação de valor compartilhado para todas as partes envolvidas. 

Convidamos você a fazer parte desse movimento em prol da educação para a sustentabilidade.

 
 

Parcerias

Expedicionários (as) percorrem trilha na comunidade Sta Helena do Inglês, em julho de 2019.
A Expedicionária Odenilze Ramos toca em seringueira, em Airão Velho, no Parque Nacional de Anavilhanas, em fevereiro de 2019.
Professora Rita Mesquita, coordenadora de Extensão do INPA, dando uma aula “mapclass” para turma de fevereiro de 2019.
Translate »